![]() |
| Foto: Secom Parintins |
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde e da Gerência de Endemias intensificaram as visitas domiciliares e ações preventivas de combate às arboviroses em Parintins.
As atividades são reforçadas especialmente neste período de chuvas, quando aumenta o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Com a chegada do inverno amazônico, a colaboração da população torna-se fundamental para o sucesso das ações.
A orientação é que os moradores dediquem alguns minutos da semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito, como caixas d’água destampadas, pneus, recipientes e materiais descartáveis acumulados nos quintais.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, destaca que a participação da comunidade é essencial no enfrentamento às doenças.
“A população precisa ter cuidados redobrados, reservando pelo menos dez minutos por semana para verificar o quintal e eliminar possíveis focos do mosquito, como caixas d’água, pneus e objetos que possam acumular água”, orientou.
Moradora do município, Euzimar Pinto ressaltou a importância do cuidado com o ambiente doméstico.
“Precisamos cuidar melhor da nossa casa, principalmente do quintal. Cuidar do nosso lar é cuidar da nossa família e da vizinhança. Vamos receber bem os agentes de endemias”, afirmou.
A Prefeitura de Parintins informa que as ações de visitas diárias dos agentes de combate às endemias continuarão sendo realizadas em todos os bairros da cidade, reforçando o trabalho de prevenção e controle das arboviroses.
.jpeg)
0 Comentários