![]() |
| Foto: Semsa |
A vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes começou nesta segunda-feira (19) em Parintins.
A ação teve início na Unidade de Saúde Pascoal Alággio e é voltada para grávidas a partir de 28 semanas de gestação.
A vacina é aplicada em dose única e ajuda a proteger os bebês nos primeiros meses de vida, período em que ficam mais vulneráveis a doenças respiratórias, como bronquiolite e pneumonia. A proteção acontece ainda na gravidez, quando a mãe transmite anticorpos para o bebê.
O secretário de Saúde, Clerton Florêncio, chamou a atenção para a importância da vacinação.
“É importante destacar que essa vacina protege não apenas a mãe, mas também o bebê contra infecções respiratórias, especialmente logo após o nascimento”, afirmou o secretário.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, explicou que essa é a primeira vez que a vacina contra o VSR passa a fazer parte da rotina de imunização no município, com foco principal nas gestantes a partir da 28ª semana.
“Demos o pontapé inicial na inserção da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório no calendário de imunização do município de Parintins. Nosso público-alvo prioritário são as gestantes com 28 semanas ou mais”, informou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires.
Grávida de 29 semanas, Katrine de Souza procurou uma unidade de saúde para se vacinar e reforçou a importância da prevenção. Para ela, se vacinar é uma forma de cuidar da própria saúde e também da saúde do bebê.
“É sempre importante se vacinar para prevenir doenças tanto na mãe quanto no bebê. Por isso, é fundamental procurar as UBSs para se proteger”, orientou.
As gestantes podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima, tanto na área urbana quanto rural, levando carteira de vacinação, CPF e Cartão do SUS. Algumas unidades, como Tia Leó, Waldir Viana, Toda e União, funcionam com atendimento estendido até as 21h.
.jpeg)
0 Comentários