Diocese de Parintins abre oficialmente o Ano das Juventudes 2026

O Ano das Juventudes em Parintins começou. Na noite deste dia 25 de dezembro, Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, o bispo diocesano, Dom José Albuquerque de Araújo, abriu oficialmente o período em que o protagonismo juvenil será prioridade da Igreja Católica local, com foco no compromisso com os jovens e suas diversas realidades na região.

O tema do Ano das Juventudes é “Jovens, vocês são o agora de Deus”, inspirado no documento Christus Vivit, do Papa Francisco. Ao longo de 2026, a Diocese de Parintins promoverá celebrações, reflexões e atividades pastorais baseadas nesse texto, com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil e o engajamento social.

Na homilia, Dom José Albuquerque de Araújo, afirmou que a Diocese passa, a partir de agora, a viver um tempo especial de oração e celebração dedicado à juventude. 

“Sabemos, como o Papa Francisco nos ensinou, Cristo é jovem, juventude é sinônimo de alegria, de esperança, de vida, de criatividade, de entusiasmo e nós, muitas vezes, quando vamos envelhecendo, a gente deixa de lado o nosso ser criança, o nosso ser jovem. Os jovens estão sempre inquietos, sempre não se conformando com a realidade, sempre querendo algo mais”, disse.

Dom José também alertou para os desafios enfrentados pelos jovens na atualidade, como o uso excessivo das redes sociais e a busca constante por aprovação virtual. 

“Que ela não seja prisioneira das redes sociais, que não se torne refém de likes e de aprovação. Isso tudo é uma ilusão e muitas vezes é uma escravidão. É tempo da gente ajudar os jovens a não irem nos caminhos da droga, da prostituição, da banalização da vida. Então esse é um tempo importante para poder a gente chacoalhar os nossos jovens e dizer que eles são protagonistas deste tempo”.

Como patrono do Ano das Juventudes, foi escolhido São Carlo Acutis, jovem reconhecido pelo testemunho de fé e pelo uso consciente das tecnologias digitais para a evangelização. Segundo Dom José, o exemplo do santo reforça a importância de os jovens serem protagonistas na construção de um mundo melhor.

Ao encerrar sua mensagem, o bispo convidou toda a comunidade a aprender com crianças e jovens a viver com mais alegria, esperança e leveza, renovando os compromissos para o novo ano e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. 

“Entremos em 2026 diferentes, mais animados, mais comprometidos, mais esperançosos, porque é isso que Deus quer, que a nossa vida seja para frente. Deixamos aquilo que não nos ajudou e não nos ajuda para trás. Vamos então irmos para 2026 aprendendo com os jovens e com as crianças a beleza da nossa vida, do nosso viver”, finaliza.

Postar um comentário

0 Comentários