![]() |
| Foto: Semed |
Nesta quarta-feira (3), o Centro Educacional Infantil Aurora (CEI) realizou a VII Feira de Mostra de Materiais de Ensino e Aprendizagem (MEAs).
A ação tem o objetivo de destacar ações, projetos e experiências realizadas nas escolas municipais.
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dá todo apoio à iniciativa.
A VII Feira do MEAs destaca as iniciativas realizadas em sala de aula e em todo o ambiente escolar, visando fortalecer o processo de ensino e aprendizagem por meio de disciplinas obrigatórias e projetos desenvolvidos na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.
Esse ano as ações pedagógicas do CEI Aurora integram o Macro Projeto "Na Educação Infantil se Aprende Brincando", que reconhece o brincar como eixo central da aprendizagem e como linguagem essencial da criança.
Todas as vivências, registros e práticas pedagógicas apresentadas na VII Feira MEAs foram planejadas à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é garantir um desenvolvimento pleno das crianças nessa etapa, respeitando as necessidades, ritmos, identidade e potencialidade das crianças pequenas.
Coreografia, contação de história, apresentação de crianças em Libras e a musicalidade estiveram presentes nas apresentações dos alunos do Centro Infantil.
A música coreografada Bate Lata, a apresentação do Subprojeto Consciência Negra, a música coreografada a Dança da Bicharada, apresentadas pelas crianças pequenas de 04 anos do turno matutino foi desenvolvida no Subprojeto "No Mundo Encantado do Folclore: A imaginação ganha vida”, trabalhada no mês de agosto, com o objetivo de aproximar as crianças da relação entre cultura, imaginação e cuidado com o meio ambiente.
Outro tema apresentado nas coreografias foi a Dança Coreografada "O Ciclo da Vida", levando uma mensagem e fortalecendo o trabalho realizado pelos professores contra o antirracismo.
O Salão do Centro Infantil recebeu a exposição de painéis, organizados e orientados pelos professores e trabalhados pelos alunos, com materiais e produções vivenciadas nas salas de referências, respeitando a organização pedagógica por faixa etária e as particularidades de cada etapa.
Abertura das Atividades do Jardim Sensorial
Em paralelo à exposição dos trabalhos apresentados pelos alunos, aconteceu a abertura das atividades do Jardim Sensorial, um espaço pensado para atender crianças com deficiência e crianças sem deficiências, promovendo inclusão, acessibilidade e enriquecimento sensorial, oferendo através de sua trilha novas possibilidades pedagógicas e contribuindo para uma educação mais acolhedora e adaptativa.
"É um momento muito especial, porque com esse Jardim Sensorial dentro desse ambiente escolar, as crianças vão poder experimentar essas sensações, essas texturas, e isso é muito importante para o aprendizado e crescimento dos nossos alunos. Hoje o Centro Educacional atende 25 crianças na sala de recursos”, disse a secretária.
A gestora Karolle Carvalho destacou a proposta da VII Feira MEAs, que é falar sobre o brincar na educação infantil. "As professoras organizaram por grupos etários todos os jogos pedagógicos que foram utilizados como recurso de ensino e aprendizagem durante o ano letivo. Então, foi dividido e elas expuseram os materiais para que as famílias e a comunidade em geral pudessem visualizar”, enfatizou Karolle.
A mãe da aluna Eloah Celena (estudante do 2⁰ período), Selma Guimarães, reconheceu a importância da Feira. "A sétima Feira do MEAs do Centro Educacional Infantil Aurora é um espaço bastante importante, onde as crianças têm várias oportunidades de materiais didáticos”, disse.
.jpeg)
0 Comentários