Parque das Castanheiras de Parintins é aberto à população em ação integrada de sustentabilidade

Foto: Fotos: Sidney Simas/Secom Parintins 

Na manhã deste sábado (29), o Parque Municipal das Castanheiras recebeu a população em ação integrada de sustentabilidade e cidadania, organizada pela Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema). 

A iniciativa reuniu diversas instituições públicas e privadas, entre elas. Vigilância Sanitária, SEMSA–USB União, SEMASTH–CRAS União, FAMETRO, SEBRAE e a Associação Patinhas Unidas de Parintins (APUP), somando esforços para aproximar a comunidade do maior espaço verde urbano da cidade.

Criado por decreto municipal em 2024, o parque possui 16 hectares de área de mata nativa, predominantemente formados por castanheiras, espécie que motivou a criação do espaço ambientalmente protegido. 

A proposta do parque municipal foi uma indicação do prefeito Mateus Assayag em 2021, no mandato de vereador. O prefeito defende a relevância do projeto para a conservação do meio ambiente, geração de emprego e renda e o fortalecimento do turismo sustentável. 

Durante a ação, foram ofertados serviços e atividades voltadas à educação ambiental, permitindo que moradores conhecessem de perto a importância do parque para a preservação local.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Tavares Dray, destacou o trabalho de revitalização realizado pela equipe da Sedema. 

“O nosso parque existe legalmente há mais de um ano, e agora estamos fazendo sua abertura oficial para a comunidade parintinense. Durante quase nove anos esta área foi um lixão a céu aberto. Retiramos mais de 20 carradas de lixo e, em parceria com os moveleiros, utilizamos serragem para evitar a compactação do solo. Assim, resolvemos problemas socioambientais tanto aqui quanto no Distrito Industrial de Parintins”, afirmou.

Dray também anunciou a construção de um viveiro com capacidade para produzir mais de 10 mil mudas. “A partir de hoje, o parque permanece aberto à população. A estrutura será ampliada gradualmente para beneficiar moradores do bairro Castanhal e de toda a cidade”, completou.

A presidente da APUP, Mariana Andrade, destacou a importância da parceria com a Sedema e da abertura do espaço para fortalecer ações de conscientização. 

“Juntos com a secretaria, já atuamos em resgates e ações de prevenção relacionadas aos animais domésticos. Com o parque, ampliamos o diálogo sobre cuidado com a fauna e, consequentemente, com a flora. Só protegemos aquilo que conhecemos e aprendemos a amar”, afirmou. Mariana reforçou que a associação permanece à disposição da população para contribuir com iniciativas de proteção ambiental.

Entre os visitantes, crianças e jovens vivenciaram atividades educativas e trilhas guiadas. A pequena Paloma Manuelly, moradora do bairro Castanhal, aprovou as mudanças no espaço. 

“Percebi que muita coisa mudou desde a primeira vez que vim. Tem mais estrutura e eles explicam de um jeito que faz a gente entender como a floresta se sente. Achei muito legal, tanto para crianças quanto para adolescentes e adultos”, disse.

Com a abertura oficial, o Parque das Castanheiras inicia uma nova fase como espaço de convivência, educação ambiental e valorização da natureza para toda a comunidade parintinense.

Postar um comentário

0 Comentários