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| Foto: Paulo Expedito – SEMED/ SECOM |
A formação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI) começou nesta segunda-feira (3) em Parintins e segue até o dia 6 de novembro. O município, que é polo do Baixo Amazonas, recebe 21 professores formadores vindos de Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Urucará.
O Pro-LEEI tem o objetivo de fortalecer a formação dos profissionais da Educação Infantil, com foco em práticas pedagógicas que estimulem o desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita das crianças. O programa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, criado pelo Decreto nº 11.556/2023, e busca garantir que o processo de alfabetização comece de forma sólida ainda na Educação Infantil.
De acordo com o coordenador do Pro-LEEI em Parintins, Arnoud Batista, a cidade cumpre um papel estratégico na formação dos profissionais do território.
“Parintins é o polo sede do Baixo Amazonas, e estamos recebendo professores formadores de cinco municípios. Ao todo, são 21 participantes que estarão conosco até o dia 6 de novembro. Após o curso, cada um deles levará essa formação para os professores das suas cidades. Em Parintins, por exemplo, trabalharemos com 217 professores da rede municipal no próximo ano, abrangendo escolas urbanas e rurais”, destacou.
A subsecretária de Educação e cursista, Carla Joseane Maciel, reforçou a importância do intercâmbio entre os municípios participantes.
“Estamos recebendo os municípios vizinhos para compartilhar saberes e fortalecer a formação continuada na Educação Infantil. Essa troca de experiências nos permitirá retransmitir o aprendizado aos professores da rede municipal de Parintins, tanto da zona urbana quanto da zona rural”, afirmou.
A formação é conduzida pela professora formadora Ilaine Both, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que ressaltou o caráter transformador do programa.
“O Pro-LEEI é um curso nacional que busca ampliar as experiências e os conhecimentos dos profissionais da Educação Infantil — professores, coordenadores e formadores — para que essas vivências reflitam no desenvolvimento das múltiplas linguagens das crianças, como a música, a dança, a oralidade e a escrita”, explicou Ilaine.
A Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), enaltece todos os educadores participantes e reafirma seu compromisso com a formação continuada e com o fortalecimento da educação pública de qualidade desde a infância.
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