Parintins intensifica iniciativas para conquistar o Selo "Cidade Mulher”

Foto: Pitter Freitas/Secom Parintins

Parintins intensificou, nos últimos meses, uma série de ações voltadas à conquista do “Selo Cidade Mulher”, certificação nacional que reconhece municípios com políticas públicas voltadas ao bem-estar feminino. A mobilização começou em setembro, articulada pelo Conselho Municipal de Defesa e dos Direitos das Mulheres (CMDDMPIN) e pela Prefeitura.

Sancionada no mês de setembro pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, a Lei 15.215/25 que cria o Selo reconhecerá anualmente as cidades que promovem políticas públicas para o bem-estar das mulheres.

Como parte do processo de certificação, o Conselho reuniu a Rede de Apoio e ampliou a campanha “Não se cale, mulher”, levando informações educativas, distribuição de cartazes e palestras tanto na área urbana quanto na zona rural. As atividades envolvem participação feminina e apoio de diversas secretarias municipais, além do programa Ronda Maria da Penha.

Na última sexta-feira (14), uma caminhada seguida de um aulão saudável reuniu dezenas de mulheres. A concentração ocorreu na Arena Rubem dos Santos, com chegada no Anfiteatro Sila Marçal, em referência ao combate ao câncer.

“Nós somos mais um instrumento para auxiliar nosso município e as secretarias que desenvolvem as políticas públicas para as mulheres. O nosso objetivo é fazer Parintins conquistar o Selo “Cidade Mulher”, precisamos que todos os órgãos da Rede de Proteção nos apoiem nessa luta”, ressaltou a presidente do Conselho, Joana Dar’c de Oliveira.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Zeila Cardoso, ressaltou o papel da Prefeitura na construção de projetos em apoio às mulheres junto com a Secretaria Municipal de Juventude - Semjuv. Em nome do prefeito Mateus e da vice Vanessa, estamos conversando sobre os projetos, e, a caminhada traduz muito do que queremos dentro da gestão, cuidar das pessoas. Ações que acima de tudo promovem respeito, auto estima e cuidado pelas mulheres de Parintins“, ressaltou.

Postar um comentário

0 Comentários