Parintins combate infrequência escolar na rede municipal e fortalece direitos de crianças e adolescentes

Fotos: Daniel Sicsú – SEMED/SECOM

Gestores escolares, coordenadores pedagógicos e coordenadores de polo de escolas da rede municipal de educação participaram, na manhã desta terça-feira (04), de um encontro de orientação com o Conselho Tutelar de Parintins. 

A reunião teve como intuito principal alinhar ações para combater a infrequência e evasão escolar, além da garantia a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Escolas das zonas urbana e rural estiveram envolvidas.

A reunião foi realizada no auditório do Centro do Idoso Pastor Lessa e teve a participação da secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, conselheiros tutelares Ana Xavier, Adson Almeida, Dan Bentes e Nilciara Barbosa, além de técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante o encontro foi apresentado e entregue aos presentes o Guia Orientador de Combate à Infrequência Escolar. O documento foi elaborado pela Coordenação Pedagógica da Semed Parintins, seguindo orientações do Ministério Público.

De acordo com a secretária de Educação, Gizelle Soares, o guia orientador será essencial para o alinhamento e execução de ações para o combate à infrequência e evasão escolar em escolas das zonas urbana e rural. 

"É um documento que vamos trabalhar com os gestores, principalmente para o combate à evasão escolar. É um guia norteador aos professores também. Esse papel é nosso enquanto Secretaria Municipal de Educação. Iremos orientar como nossos gestores deverão proceder dentro das escolas, principalmente, quanto aos nossos alunos infrequentes", pontuou a secretária.

A conselheira tutelar, Ana Xavier, avaliou como extremamente positivo o encontro com gestores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da rede municipal. Segundo Xavier, a ação reforça o trabalho de parceria realizado pelo conselho junto à educação em Parintins. 

"A nossa relação com as escolas é intensa. As escolas todos os dias entram em contato com o Conselho Tutelar e nós, na medida do possível, nos fazemos presentes. Nos articulamos enquanto colegiado e, na medida do possível, nós estamos lá levando conhecimento, compartilhando o que nós aprendemos. A nossa relação com a educação é recíproca, ativa e participativa", enfatizou.

O Guia Orientador de Combate à Infrequência Escolar fortalece o trabalho desenvolvido pelo Setor Psicossocial da Semed Parintins na intervenção junto a famílias de estudantes em situação de infrequência e evasão escolar, por meio da atuação direta de assistentes sociais e psicólogos que atuam na rede municipal.

Postar um comentário

0 Comentários