Mais de 400 famílias do Rio Uaicurapá recebem dez toneladas de pescado

Foto: Pitter Freitas 

A Prefeitura de Parintins esteve presente neste sábado (8) em duas frentes de ação na zona rural do município: uma operação de ajuda humanitária no Rio Uaicurapá, com a entrega de dez toneladas de pescado para mais de 400 famílias, e a 49ª edição do projeto Ação em Dias, realizada na Comunidade Paraná do Espírito Santo do Meio, em parceria com o gabinete da deputada estadual Mayra Dias.

O prefeito Mateus Assayag, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, o ex-prefeito Frank Bi Garcia, a deputada Mayra Dias, além de secretários municipais e vereadores, acompanharam os serviços oferecidos nas áreas de saúde, assistência social e segurança alimentar.

Na comunidade do Paraná do Espírito Santo do Meio, a Ação em Dias reuniu moradores de seis comunidades próximas - Catispera, Brasília, Boto, Divino Espírito Santo, São José e Itaboraí - que aproveitaram atendimentos médicos, serviços sociais e atividades de bem-estar.

A secretária da comunidade, Rosângela Andrade, destacou o impacto positivo das atividades.

“Essa parceria nos beneficia porque não precisamos ir à cidade para ter atendimento médico, fazer atualização do CadÚnico, cuidar da beleza. Isso pra nós é maravilhoso. Somos gratos à deputada e à Prefeitura”, disse.

Para Manoel Jacaúna, da Comunidade São José de Cima, a iniciativa faz diferença no cotidiano dos ribeirinhos.

“Para nós, das comunidades ribeirinhas, essa ação é importante. A gente se alegra com o trabalho da deputada e da prefeitura juntos. O prefeito Mateus tem apoiado nossa comunidade com a Festa do Peixe Liso e a deputada com essa ação”, afirmou.

O prefeito Mateus Assayag destacou a parceria com a deputada Mayra Dias, que tem destinado emendas para o município, entre elas a de número 084/2025, no valor de R$ 2,5 milhões, voltada para o Centro de Convivência da Família e o Núcleo Girassol, ambos aprovados pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

“A Mayra é uma parceira de investimentos para a cidade e a zona rural. Ela não mede esforços para colocar recursos para um novo mamógrafo, uma UBS para mulheres, o CAIC, uma unidade de saúde para as crianças e tantos outros projetos. Obrigado, Mayra”, declarou o prefeito.

Após as ações de saúde e assistência, a comitiva seguiu para a Comunidade São Tomé do Uaicurapá, onde ocorreu a entrega de dez toneladas de pescado da espécie jaraqui a famílias de seis comunidades e sete aldeias indígenas da região. Cada família recebeu cerca de 20 quilos de peixe.

A distribuição foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-CONAB), em parceria com a Associação Solidária de Pescadores e Trabalhadores da Agricultura Familiar de Parintins (Assolpesca).

A vice-prefeita Vanessa Gonçalves ressaltou o simbolismo das ações.

“A ação da Mayra e a entrega do pescado reforçam o compromisso da nossa parceria. Essa distribuição também significa respeito às tradições alimentares dos povos originários”, afirmou.

Entre os beneficiados, Luciane Pereira, moradora da Comunidade São Pedro do Paraíso, destacou o alívio que o pescado traz em um período de seca.

“Essa época de seca tudo fica difícil, nem todos têm comida na mesa, e esse pescado vai nos ajudar muito. Que Deus abençoe essa dupla jovem, Mateus e Vanessa”, disse.

A estiagem prolongada tem reduzido os níveis dos rios e dificultado o acesso ao pescado, um dos principais alimentos das famílias ribeirinhas e indígenas de Parintins.


Postar um comentário

0 Comentários