![]() |
Foto: Sidney Simas |
Do total, 46 são fêmeas em idade reprodutiva e apenas uma é macho. A ação é fruto de uma operação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Parintins, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
Cada uma das tartarugas passou por acompanhamento especializado durante o período de reabilitação, assegurando que estivessem aptas a retornar ao habitat natural.
O manejo foi realizado por equipes técnicas dos institutos federais, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEDEMA), responsável pela logística e pelo acompanhamento de todo o processo.
A vice-prefeita Vanessa Gonçalves destacou a emoção do momento e a relevância da conscientização ambiental.
“O sentimento é de muita alegria, porque eu também acompanho projetos tão importantes como o Pé de Pincha ao longo de muitos anos. Eu sempre estou presente nas comunidades para incentivar crianças e jovens, sobre a importância dos nossos quelônios. Hoje é um motivo de felicidade ver essas tartarugas voltando ao seu habitat natural, depois de todo o cuidado e dedicação de tantos profissionais e instituições”, ressaltou a vice-prefeita.
O secretário de Meio Ambiente, Wescley Tavares, reforçou o papel da Prefeitura de Parintins no apoio logístico e destacou que a ação só foi possível graças ao trabalho conjunto entre as instituições envolvidas.
“A Prefeitura de Parintins realizou com muita satisfação a soltura dos quelônios que foram apreendidos e passaram por todo um processo de reabilitação. Juntos com professores da UFAM e IFAM oferecemos o suporte, a logística, a alimentação e o transporte desses animais até este momento”, enfatizou Wescley.
O professor de Recursos Pesqueiros do IFAM, Anndson Brelaz, lembrou que a soltura foi a etapa final de um longo processo de cuidados técnicos e ressaltou a importância da preservação para as próximas gerações. “Esse momento é muito importante, da soltura, mas antes tivemos todo o trabalho de resgate, manejo, biometria, reidratação e cuidados com os ferimentos até que estivessem aptos a voltar à natureza. Agora, elas vão desovar e seguir seu ciclo de vida, garantindo que as gerações futuras também possam ter a oportunidade de ver esses animais na natureza”, destacou.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Parintins com políticas de conservação e educação ambiental, garantindo que iniciativas como esta continuem contribuindo para o equilíbrio do ecossistema e a preservação da biodiversidade amazônica.
0 Comentários