Tartarugas apreendidas em Parintins são devolvidas à natureza

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) realizou na manhã de terça-feira (7) a soltura dos quelônios apreendidos pela Polícia Militar no último domingo (5), durante uma ação de fiscalização no bairro Itaúna 2, em Parintins.

Dos 12 animais encontrados em situação de transporte ilegal, dois já estavam mortos e em avançado estado de decomposição. Eles foram enterrados pelos técnicos da Sedema. Outros nove, após receberem os cuidados necessários, foram devolvidos ao habitat natural em uma área segura.

Uma tartaruga que apresentava hemorragia interna e quadro de debilidade permanece sob os cuidados do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Parintins, até estar apta para retornar à natureza.

A Sedema alerta que a captura, o transporte e a comercialização de animais silvestres configuram crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/98. 

A secretaria também reforça que o tráfico de fauna contribui para o desequilíbrio ecológico e pede que a população denuncie práticas ilegais.

Denúncias podem ser feitas pelo Disk Sedema: (92) 99315-3239


Postar um comentário

0 Comentários