![]() |
Foto : Stephany Farias - SEDEMA/SECOM |
No dia 30 de setembro a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEDEMA), realizou a primeira coleta do Projeto “Escola que Recicla”, uma iniciativa que envolve 23 educandários da rede municipal de ensino em uma competição educativa voltada para a coleta seletiva de garrafas PET.
O projeto tem como objetivo principal incentivar práticas sustentáveis nas escolas e nas comunidades, promovendo o engajamento de alunos, professores, gestores, pais e moradores dos bairros na conscientização ambiental e no descarte correto de resíduos recicláveis.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Tavares, o projeto terá mais três coletas (outubro, novembro e dezembro) e a escola que acumular a maior quantidade de material reciclável até dezembro será premiada.
“A mobilização está acontecendo não só dentro das escolas, mas também junto à comunidade. Professores, gestores, alunos e até os pais estão participando ativamente, organizando caminhadas e ações nos bairros para sensibilizar a população sobre a importância da reciclagem”, destacou o secretário.
Ainda segundo Wescley, a ideia do projeto partiu do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, com o intuito de reforçar a política de coleta seletiva em Parintins e reduzir o volume de resíduos enviados ao lixão.
“O material recolhido é destinado à Associação dos Catadores de Lixo de Parintins (ASCALPIN), beneficiando diretamente os catadores e contribuindo com o meio ambiente ao evitar que esses resíduos tenham destinação inadequada”, explicou.
A presidente da ASCALPIN, Marcivone Cazemiro, ressaltou a importância da parceria entre as escolas, a Prefeitura e a associação.
“Esse material recolhido nas escolas não beneficia apenas os catadores, que trabalham no galpão, mas também o meio ambiente, pois deixa de ir para o lixão. Ele gera renda para os trabalhadores e ajuda a manter a cidade mais limpa. Agradecemos muito essa parceria com as escolas e a Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou.
Ranking da 1ª Coleta – Projeto Escola que Recicla. Confira o desempenho das escolas na primeira etapa do projeto, com base no Índice de Desenvolvimento Ecológico (IDE), calculado pela quantidade de PET coletado:
1. Escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra – 2,52
2. Centro Educacional Infantil Mirinópolis – 1,04
3. Escola Municipal Presbiteriana Missionária Sue Ann Cousar – 0,93
4. Centro Educacional Infantil Novo Horizonte – 0,85
5. Escola Municipal Claudemir Carvalho – 0,58
6. Centro Educacional Infantil Pequeninos de Nazaré – 0,55
7. Escola Municipal São Pedro (Parananema) – 0,49
8. Escola Municipal Tadashi Inomata – 0,45
9. Escola Municipal Santa Terezinha (Aninga) – 0,40
10. Centro Educacional Infantil Chapeuzinho Vermelho – 0,32
11. Escola Municipal Lila Maia – 0,32
12. Escola Municipal da Paz de Parintins – 0,25
13. Centro Educacional Infantil Novo Israel – 0,25
14. Centro Educacional Infantil Aurora – 0,23
15. Escola Municipal Irmã Cristine – 0,19
16. Escola Municipal Beatriz Maranhão – 0,15
17. Centro Educacional Infantil Jaime Lobato – 0,15
18. Centro Educacional Nossa Senhora das Graças – 0,10
19. Centro Educacional Infantil Alvorada – 0,08
20. Centro Educacional Infantil Gurilândia – 0,08
21. Escola Municipal Charles Garcia – 0,06
22. Centro Educacional Infantil Palmares – 0,06
23. Escola Municipal São Francisco de Assis – 0,01
Totalizando 2,3 Toneladas de Pet
A próxima coleta será neste mês de outubro, e a expectativa é de que o engajamento das escolas e da comunidade continue crescendo, ampliando os impactos positivos do projeto para a cidade de Parintins.
0 Comentários