Parintins recebe Caravana Iaraçu, projeto que leva vozes amazônicas à COP 30

Foto: Kássia Muniz

A Caravana Iaraçu, expedição científica e educativa que percorre os rios da Amazônia rumo à COP 30 em Belém (PA), chegou ao Amazonas nesta semana com paradas em Itacoatiara (28/10) e Parintins (29/10). 

A ação integra o Projeto MídiaCop, coordenado pelo Centro de Formação Profissional Pe. José de Anchieta (CEPAN), por meio da Gerência de Formação (GEFOR), e reúne pesquisadores, universidades, organizações sociais e jovens amazônidas em torno de um mesmo propósito: fortalecer o diálogo entre ciência, sociedade e decisões públicas sobre o clima.

Fruto de uma parceria entre instituições brasileiras e francesas, a Caravana Iaraçu tem como missão dar visibilidade às vozes amazônicas e promover uma COP 30 mais participativa e representativa da diversidade regional. Durante a travessia, os participantes coletaram relatos, registraram experiências e destacaram iniciativas locais de enfrentamento às mudanças climáticas.

Para o pesquisador e professor da Universidade Federal do Amazonas, Naziano Filizola, a passagem da Caravana representa uma oportunidade de escuta e valorização do conhecimento produzido nas comunidades amazônicas.

“Foi um momento muito rico a gente poder escutar os alunos, os professores, quais demandas e as preocupações que eles têm. Muitas vezes a gente tem impressão de que são coisas simples, mas não — elas refletem uma profundidade enorme, porque são essas as pessoas que vão herdar tudo aquilo que nós estamos fazendo. Precisamos ouvi-los, compartilhar o que sabemos e o que eles trazem dos seus ancestrais, dos seus pais e avós, para formarmos uma força coletiva capaz de colocar isso na mesa com os tomadores de decisão e fazer com que a ciência seja verdadeiramente ouvida.”

O estudante Elias Neto, do Colégio Estadual Nossa Senhora do Carmo, destacou a importância de iniciativas que aproximem a juventude amazônica dos debates globais sobre o clima.

“Foi uma experiência muito gratificante. Tivemos um bate-papo sobre nossa realidade amazônica e os desafios que enfrentamos com os impactos ambientais. É importante nos sentirmos parte desse movimento que vai ser a COP 30, contribuindo com nossas experiências locais.

A Caravana Iaraçu segue pelo rio Amazonas destacando o protagonismo das comunidades da floresta na busca por soluções climáticas justas e sustentáveis. A iniciativa reforça que o futuro do planeta depende da escuta, valorização e proteção da Amazônia.


Com coloboração de Kássia Muniz

Postar um comentário

0 Comentários