A Câmara Municipal de Parintins realizou, nesta quarta-feira (29), uma sessão especial em homenagem aos 30 anos da Casa de Acolhida Santa Rita de Cássia, instituição reconhecida pelo trabalho social e educativo que desenvolve há três décadas no município. A homenagem foi proposta pelo vereador Julvan Medeiros (PSD) e reuniu parlamentares, representantes da comunidade, alunos, pais e educadores da entidade.
Vinculada à Associação Dom Gino Malvestio, a Casa de Acolhida atua desde 1995 na formação de crianças e adolescentes por meio de oficinas culturais, artísticas e educativas.
O vereador Julvan Medeiros, autor da propositura, destacou o legado da Casa e o impacto positivo que o trabalho desempenhado tem na formação cidadã de centenas de parintinenses.
“A Casa de Acolhida representa uma história de vida. São 30 anos de dedicação, começando lá atrás com o trabalho dos padres Benigno e Benito, e hoje continuado pela equipe da coordenadora Cássia. É um trabalho que tira crianças e adolescentes da rua e oferece oportunidades por meio da arte, da educação e da cidadania”, afirmou o parlamentar.
A coordenadora Kássia Batalha expressou emoção e gratidão pela homenagem, ressaltando o reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pela equipe.
Entre os depoimentos marcantes da manhã, a ex-aluna Luana Santarém da Silva relembrou a importância da Casa na sua formação pessoal e profissional.
“Participei das oficinas de crochê, macramê e bordado, em 2005. Hoje, minhas filhas também fazem parte da Casa de Acolhida, nas atividades de desenho e pintura. É um momento muito importante, porque a Casa fez muita diferença na minha vida. Lá eu me senti acolhida, como em uma família, e o que aprendi me ajuda até hoje a complementar a renda com artesanato”, relatou.
O presidente da Associação Dom Gino Malvestio, Dom Giuliano Frigeni, reforçou o legado do padre Benito Di Pietro, fundador da Casa, falecido neste ano.
“Esta homenagem é um reconhecimento de uma obra que gerou frutos bonitos — adultos que hoje trabalham com seriedade, constroem famílias e se tornam artistas reconhecidos. A Casa de Acolhida tem papel fundamental na valorização da arte e da identidade de Parintins”, afirmou o religioso.
No encerramento da solenidade, os alunos emocionaram o público com uma apresentação cultural com a participação do boizinho Prematuro e seus itens oficiais, símbolo das atividades socioculturais promovidas pela instituição.

0 Comentários