Alerta Digital: Parintins usa aplicativo de mensagens para reforçar prevenção da saúde da mulher

Foto: Márcio Costa – Semsa/Secom

O Programa Saúde da Mulher, da Prefeitura de Parintins, iniciou em setembro uma ação inédita para ampliar o cuidado e a prevenção na rede municipal. 

A partir do número oficial (92) 9184-6949, mulheres do município recebem mensagens via WhatsApp com lembretes sobre a importância da realização de exames preventivos, como o exame de colo do útero. 

O serviço será intensificado durante a campanha Outubro Rosa.

A iniciativa também informa, de maneira personalizada, o tempo aproximado em que cada paciente está sem realizar o exame, o que facilita a busca ativa por aquelas que estão com o acompanhamento em atraso.

De acordo com a gerente do Programa Saúde da Mulher, enfermeira Alexandra Amazonas, o objetivo da gestão do prefeito Mateus Assayag e vice Vanessa Gonçalves é aproximar ainda mais os serviços de saúde da população. 

“Esse trabalho identifica as mulheres que estão com exames em atraso e reforça o chamado para que procurem a unidade básica de saúde. Se você receber essa mensagem não é fake, não é golpe. É realmente a Secretaria Municipal de Saúde preocupada com a sua saúde e incentivando a realização dos exames”, explicou.

A profissional reforça que até mesmo quem não recebeu a mensagem deve procurar atendimento. 

“Se você está em atraso e não recebeu o alerta, é importante atualizar o cadastro no sistema. Quem estiver com o cadastro atualizado vai passar a receber as informações mensalmente pelo WhatsApp, o que será mais uma ferramenta de apoio na prevenção”, destacou.

Além dos alertas digitais, o município também lançou a Caderneta da Mulher Parintinense, um documento que reúne de forma organizada todas as informações de saúde da paciente.

“Na caderneta, a mulher vai conseguir registrar a data em que realizou o exame preventivo, se já fez mamografia, quais consultas realizou, os exames de rotina e até o uso de anticoncepcionais. Esse histórico vai ajudar no acompanhamento integral da saúde feminina”, detalhou a enfermeira. 

Postar um comentário

0 Comentários