Agência Fluvial de Parintins celebra 45 anos de atuação no município

Foto: João Carlos Moraes 
A Agência Fluvial de Parintins celebrou, nesta terça-feira, 23 de setembro, 45 anos de atuação na cidade com uma cerimônia no Porto de Parintins, reforçando seu compromisso com a segurança da navegação e a parceria com a comunidade local. A data foi marcada por celebrações que reuniram autoridades, militares e membros da população.

O comandante da Agência Fluvial de Parintins, Capitão-Tenente Ailton Belchior Santos de Jesus, destacou os anos de trabalho de excelência da Marinha na região, com o objetivo principal de promover a navegação segura e reduzir acidentes e mortes no transporte aquaviário. 

"Nesses 45 anos conseguimos desenvolver um trabalho de excelência para a sociedade parintinense, assim promovendo a navegação segura e um transporte aquaviário com menos acidentes e menos pessoas vindo a óbito", destaca o comandante.

Um dos momentos emocionantes da cerimônia foi a homenagem a Francisca das Chagas Florindo Farias, uma servidora civil que trabalhou na agência por 39 anos. 

"Pra mim foi um privilégio trabalhar como militar, aprendi a respeitar, aprendi a ser fiel em tudo que eu estava fazendo, que eu já era, muito rígida, estudei muitas leis, todos esses barcos, a maioria fui eu que fiz a inscrição, fui professora de marinheiros, hoje tem piloto, tem mestre, tem várias pessoas, então pra mim foi privilégio. E ser reconhecida muito mais ainda", relata.

A prefeita em exercício de Parintins, Vanessa Gonçalves, destacou a importância da parceria entre o município e a Agência Fluvial, ressaltando a relevância dos rios para a cidade. 

"Sabemos o quanto ela contribui e fortalece a comunidade. Essa tradição já faz parte do calendário municipal e nós queremos estar cada vez mais próximos, valorizando o que de fato ela representa. Agradecemos a confiança que vocês depositam em nós e agradecer todo o carinho, a receptividade, todos vocês da comunidade, e nos colocar sempre à disposição para nós somarmos cada vez mais".

Já o comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar (11° BPM), major PM Szezypior Neto, ressaltou a atuação conjunta e integrada das duas instituições nos portos e na fiscalização das embarcações. Ele citou a recente apreensão de quase 50 quilos de entorpecentes como um exemplo bem-sucedido da cooperação. 

"Sempre de forma integrada, sempre estamos atuando aqui nos portos, na fiscalização. Nós temos os cães, os farejadores, a gente teve uma apreensão agora recentemente histórico do batalhão, foram aproximadamente quase 50 quilos, 40 e poucos quilos de entorpecentes tipo skunk, e a missão continua. Essa parceria tem dado certo, a gente tem que combater os entorpecentes aqui, principalmente nos portos".

A celebração dos 45 anos da Marinha em Parintins reforça a importância da instituição para a segurança e o desenvolvimento da região.

 - Por João Carlos Moraes / Alvorada Parintins

Postar um comentário

0 Comentários