![]() |
Foto: Gerlean Brasil - Sempa/Secom |
Com manejo zootécnico da Prefeitura de Parintins, o Sítio Refúgio Pardo Blanco já conseguiu alcançar um rendimento duplicado da produção de mel de abelhas sem ferrão na safra 2025.
Nesta segunda-feira (11/08), a Secretaria Municipal de Produção Rural fez a primeira colheita assistida na propriedade localizada no bairro Pascoal Allágio.
Seis litros de mel foram coletados de 11 colônias para serem comercializados diretamente aos consumidores no Mercado Municipal Luiz Gonzaga, nesta quarta-feira (13/08).
O secretário de produção rural, Tião Teixeira, acompanhou a equipe durante a colheita, onde a família Pardo Blanco tem incentivo à atividade priorizado pela gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves.
“Depois do acompanhamento técnico, dobrou a produção de mel aqui nesse sítio. A meliponicultura é uma fonte de economia rentável e sustentável. Agora, vamos trabalhar a comercialização dessa produção de qualidade no mercado local”, ressalta.
O zootecnista Alexandre Góes explica o trabalho da Secretaria Municipal de Produção. “Dona Elaine é fruto do acompanhamento da meliponicultura. Ela relatava problemas com perdas de colônias (de abelhas sem ferrão) e pouca produtividade de mel. Após o manejo zootécnico, batemos recorde de produção. Vimos aumento da produção na colheita com atuação dos técnicos. Esse ano a florada promete muito mel, a expectativa é ultrapassar as metas e que esse trabalho se multiplique com os demais produtores”, frisa.
De acordo com Elaine Blanco, o manejo orientado por um zootecnista da Secretaria Municipal de Produção Rural fez a diferença na safra 2025, nesse período da florada.
“Quero agradecer ao prefeito Mateus, secretário Tião e à equipe, porque melhoramos nossa produção. Nós não sabíamos trabalhar com as abelhas sem ferrão e tivemos várias perdas de colmeias. Temos bons resultados com o programa de meliponicultura da secretaria. Esse ano duplicou nossa produção”, revela a produtora de mel.
0 Comentários