Prefeitura de Parintins inicia Semana de Combate às Queimadas Urbanas e Rurais

Fotos: Flávio Aguiar - SECOM

Com a chegada do verão amazônico, a Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEDEMA) realiza de 11 a 15 de agosto a Semana Municipal de Combate às Queimadas Urbanas e Rurais.

As atividades estão direcionadas para as escolas e comunidades rurais com oficinas, diálogos, palestras e a primeira trilha guiada no Parque Municipal das Castanheiras.

A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), de forma simultânea, no IFAM - Campus Parintins e no 3º Batalhão Independente Bombeiro Militar, com alunos da turma de 9º ano da Escola Estadual Suzana de Jesus Azedo que participaram de simulado de combate a incêndio, conheceram os diferentes tipos de equipamentos, a forma correta de uso, como agir em situação de emergência e a prevenção.

No IFAM-Campus Parintins, alunos do Curso Técnico em Agropecuária participaram de diálogo e oficina de adubação e aplicação de calcário.

O Secretário de Meio Ambiente, Wescley Dray, ressaltou que o governo municipal vai intensificar as ações com intensa programação na zona urbana e rural com foco na Gleba Vila Amazônia, nas comunidades Mato Grosso, Açaí e Miriti.

“O nosso foco principal é a Vila Amazônia, vamos visitar as comunidades acompanhadas pelos Bombeiros, IPAAM e fiscalização da SEDEMA. Estamos recebendo denúncias de vários roçados para a queima e vamos alertar para essa proibição”, ressaltou.

Para a zona urbana, o secretário informou que existem outras soluções para a queima do lixo de quintal que é mandar para o aterro municipal.

Durante a Semana de Combate a Queimadas, a Prefeitura fará a inauguração da primeira trilha ecológica no Parque Municipal das Castanheiras com alunos da Escola Municipal “Irmã Cristine”, no dia 14/09, quinta-feira.

“É a primeira visita guiada para dar início a essa ocupação de fato, é aberto à comunidade.  O prefeito Mateus e a vice Vanessa estão dando apoio para que o parque seja utilizado pela população”, destacou.

A criação do Parque é de autoria do atual prefeito Mateus Assayag, propositura de 2021, quando vereador.

De acordo com a gestora da escola Suzana de Jesus Azedo, Cristiana Tavares, os alunos participaram da atividade com o propósito de serem replicadores da informação. 

“A missão deles é utilizar a rádio escola para multiplicar essas informações. Aqui estão aprendendo sobre as queimadas, o combate, a prevenção e farão em dois momentos, na oralidade e na escrita. No verão amazônico temos que ter cuidado, em vez de queimar, porque não pegar as folhas e fazer adubação nas plantas?”, questionou a professora que elogiou a iniciativa.

Programação

Dia 12/09 (terça-feira) manhã

Atividade 1: visita mediada a Meliponicultura

Escola Municipal de Santa Terezinha do Aninga

Atividade 2: Oficina de vassoura ecológica

Escola Municipal Tadashi Ynomata

Dia 13/09 – (quarta-feira)

Atividade 1: Palestra sobre Combate às Queimadas Rurais

Escola Municipal Tsukasa Uyetsuka – Vila Amazônia

Atividade 2: Palestra sobre Combate às Queimadas Rurais

Escola Municipal São Francisco - Comunidade do Mato Grosso

Dia 14/09 – (quinta-feira)

Atividade: Trilha Ambiental no Parque Municipal das Castanheiras

Alunos da Escola Municipal “ Irmã Cristine”

Dia 15/09 ( sexta-feira)

Atividade 1: Palestra sobre Combate às Queimadas Rurais

Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida – Comunidade do Miriti

Atividade 2: Palestra sobre Combate às Queimadas Rurais

Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima – Comunidade do Açaí

Postar um comentário

0 Comentários