![]() |
Em cerimônia realizada na noite deste sábado, 9 de agosto de 2025, o Instituto Geográfico e Histórico de Parintins (IGHP) deu as boas-vindas aos seus novos membros efetivos.
A Sessão Especial de posse reuniu autoridades locais, representantes da cultura parintinense e a sociedade civil organizada no auditório do Centro do Idoso Pastor Lessa.
A solenidade foi presidida pelo presidente do IGHP, Eric Rafael Canto, que abriu a mesa cumprimentando os novos membros, Enzo Felipe Canto, Crizan Graça de Souza, Rosimay Corrêa, Charlene Maria Muniz da Silva e Marcos Aurélio Matos da Luz.
O presidente do IGHP, Eric Rafael, enfatizou a importância do trabalho dos novos membros para a preservação e difusão do patrimônio histórico e geográfico da região.
"Hoje nós temos novos membros, por exemplo, um economista, um contador, então temos um colegiado mais diverso. Essa pluralidade de conhecimentos reflete a visão ampliada do IGHP, que não se restringe apenas à história e geografia, mas abrange todas as ciências humanas que contribuem para o entendimento de Parintins. Portanto, o nosso objetivo é que o povo parintinense comece a conhecer de fato a sua história, suas experiências, seus saberes tradicionais", afirmou.
Os novos empossados receberam seus diplomas e prestaram juramento, comprometendo-se a zelar pelos propósitos do Instituto e a contribuir ativamente para suas iniciativas de pesquisa, documentação e educação.
Em seus discursos, os novos membros destacaram a importância de unir tradição e inovação, para que o instituto siga sendo referência na produção intelectual, na preservação do patrimônio da região e no fortalecimento da identidade cultural parintinense.
Assumindo a cadeira de número 7, antes ocupada pelo Padre Sóssio Pezzella, um dos fundadores do IGHP em 2005, o contador Enzo Felipe Canto, expressou profunda emoção e a responsabilidade de dar voz ao setor comercial de Parintins. "Eu venho trazendo a voz do comércio porque é importante ligar o academicismo com o saber popular. Não existe pessoa que conheça mais as pessoas do que o comerciante. Então é importante demonstrar que o comércio pensa, escreve, realiza e transforma e a minha missão será reviver e contar a história de empresários que marcaram o desenvolvimento de Parintins, mas cujas trajetórias são muitas vezes esquecidas”, disse.
A geógrafa Charlene Maria Muniz da Silva, que assumiu a cadeira de número 20, também celebrou sua posse com grande entusiasmo. Para ela, fazer parte do IGHP significa uma oportunidade de contribuir para a difusão do conhecimento científico e o resgate histórico da cidade. "Eu estou muito feliz por fazer parte do IGHP, que é um instituto importante para a difusão do conhecimento científico, do resgate histórico da nossa cidade. É muito importante para que a população conheça um pouco da sua história e dos aspectos geográficos da nossa cidade", enfatizou.
Para o presidente Eric Rafael, a expectativa é que a chegada dos novos integrantes impulsione ainda mais os projetos da instituição, reforçando a valorização da rica herança cultural e natural de Parintins.
"A nossa expectativa é que o IGHP se fortaleça cada vez mais, que essa história de 20 anos agora se fortaleça e seja um instituto mais ativo na comunidade, na sociedade parintinense", disse.
Quem são os novos membros
Cadeira no 07 - Enzo Felipe Canto dos Santos Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialista em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG). Atua como contador, é empresário do ramo varejista, professor no Instituto Metropolitano de Ensino (IME/FAMETRO), delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC/AM) em Parintins e Diretor da Associação de Jovens Empreendedores do Amazonas, unidade de Parintins.
Cadeira no 16 - Crizan Graça de Souza Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor da Secretaria Municipal de Educação de Parintins e membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa nas Cidades da Amazônia - NEPECAB e também do Núcleo de Estudos Territoriais da Amazonia - NETAM.
Cadeira no 19 - Rosimay Corrêa Licenciada em Filosofia pela UFAM, com especialização em Tecnologia Educacional (UFAM) e Filosofia e Existência pela Universidade Católica Virtual de Brasília. Mestre em Sociologia e doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Professora do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), campus Parintins.
Cadeira no 20 - Charlene Maria Muniz da Silva Graduada em Administração pela UFAM e em Geografia pela UEA. Mestrado em Geografia e doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM. Professora do Centro de Estudos Superiores de Parintins da UEA
Cadeira no 24 - Marcos Aurélio Matos da Luz Graduado em Ciências Econômicas e especialista em Metodologia da Educação Superior pela UEA Economista, auditor municipal da Prefeitura de Parintins e presidente da Colônia de Pescadores Z-17
Sobre o IGHP
Instituto Geográfico e Histórico de Parintins (IGHP), fundado em 04 de março de 2005, é uma associação cultural, sem fins lucrativos com foro e sede na cidade de Parintins, no Estado do Amazonas.
O IGHP tem por objetivos: pesquisar, estudar e difundir a história, a geografia e as ciências a elas conexas no Município de Parintins, defender e promover seu patrimônio natural e cultural e lutar pela guarda e preservação da sua biodiversidade.
0 Comentários