Festival de Quadrilhas de Barreirinha cresce e conquista olhares em todo o Baixo Amazonas

 

Foto: +amz

O que começou como uma celebração da cultura local hoje se firma como um dos maiores eventos populares do Baixo Amazonas. A 9ª edição do Festival de Quadrilhas de Barreirinha, realizada nos dias 1 e 2 de agosto, mostrou que a festa não apenas resiste, mas cresce, encanta e movimenta toda a região.

Realizado no Centro Cultural João Bezerra dos Santos, o Touródromo, palco do tradicional duelo dos Touros Branco e Preto, mais de 15 mil pessoas prestigiaram os dias de evento, de acordo com a organização. Visitantes de comunidades ribeirinhas, cidades vizinhas e até da capital Manaus lotaram as arquibancadas para prestigiar os espetáculos dos grupos de quadrilhas, que tomaram conta da arena com brilho, ritmo e emoção.

 

Foto: Tony Marcos

“A alegria das quadrilhas é uma tradição na nossa cidade. São dois dias de festa que nos orgulham muito e a gente espera que cada vez mais gente possa conhecer e prestigiar a nossa cultura", contou a professora Vanusa Baraúna, que prestigiou a festa.

Além da movimentação cultural, o evento aqueceu a economia local, gerando emprego e renda para trabalhadores formais e informais. Com ampla cobertura da imprensa regional e estadual, o festival se consolida como vitrine da cultura popular amazonense.

"A cada ano que passa, o Festival evolui mais. Nossos quadrilheiros se superam trazendo novidades para a arena do Touródromo. Tenham a certeza que vocês ainda ouvirão falar muito do Festival de Quadrilhas do Baixo Amazonas, de Barreirinha, porque são investimentos feitos porque acreditamos na valorização e fortalecimento da cultura para o desenvolvimento do nosso município", ressaltou o prefeito Darlan Taveira.

Cultura viva da zona rural

Entre os destaques da festa estão as quadrilhas da zona rural, que levaram para a arena a força da tradição ribeirinha. O quadrilheiro Marcos Cordovil, integrante de uma quadrilha da comunidade do Distrito de Cametá, celebrou o protagonismo dos grupos do interior. 

“A gente conseguiu mostrar na arena como o povo ribeirinho de Cametá é criativo, inteligente e animado. Nosso figurino foi feito por costureiras da nossa comunidade, nossas coreografias foram criadas por coreógrafos locais e nossos brincantes representam a essência dessa tradição, contou.

Foto: +amz

Para quem conheceu o festival pela primeira vez, como a administradora Amanda Freitas, a experiência foi inesquecível. “A nossa cultura popular é arte, dança, alegria, e as quadrilhas são a representação de tudo isso. Eu fiquei encantada".

Na noite de sábado (2), o encerramento do Festival ainda contou com shows de bandas regionais e da atração nacional Manim Vaqueiro, que levantou o público com muito forró e vaquejada.
 
Foto: Tony Marcos

Explode Coração é a campeã de 2025

Após dois dias de apresentações e uma apuração acirrada, a quadrilha Explode Coração foi consagrada campeã do Festival. O grupo emocionou o público com um espetáculo que homenageou o mestre da cultura barreirinhense Neto Cabral, conquistando as maiores notas dos jurados. A festa do título seguiu por todo domingo.

Postar um comentário

0 Comentários