![]() |
Foto: Gerlean Brasil - SEMPA/SECOM |
Em uma área de meio hectare cedida pela Prefeitura de Parintins na Fazenda Municipal Luiz Medeiros, oito famílias do bairro Independência da Vila Amazônia começam a cultivar mais uma safra de melancia a partir desta quarta-feira, 09 de julho.
O projeto do Grupo Águia Rural, liderado pela Agente Comunitária de Saúde (ACS), Marta Bentes, tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural, inicialmente com acompanhamento técnico multiprofissional e serviços de mecanização.
Um trator com implementos agrícolas começa a preparação do solo, com grade aradora e grade niveladora.
Na tarde de segunda-feira, 07 de julho, o secretário de produção, Tião Teixeira, visitou a Fazenda Municipal Luiz Medeiros para alinhar a realização dos serviços e assegurar a parceria da Prefeitura de Parintins.
“O apoio à agricultura familiar é compromisso da gestão do prefeito Mateus Assayag. Produtoras como a Marta Bentes e o Grupo Águia têm tido bons resultados na produção de melancia”, enfatiza.
Uma das pioneiras no cultivo de melancia na área de terra firme no município há sete safras, Marta Bentes afirma que o Grupo Águia Rural está preparado com todas as condições (sementes e insumos) para o novo projeto.
“A colheita é com 75 dias. A gente trabalha na área da Prefeitura e recebe o apoio da Secretaria de Produção, com mecanização e as orientações técnicas importantes para as famílias envolvidas. A maior parte da melancia é vendida aqui dentro do bairro com preço mais acessível”, explica.
O plano de trabalho da Secretaria Municipal de Produção Rural com o Grupo Águia Rural na Fazenda Luiz Medeiros tem o envolvimento de uma grande equipe composta por engenheiro agrônomo, técnico em agropecuária, técnico em agroecologia, operador de máquinas pesadas e zootecnista.
“Nessa iniciativa, vamos implementar novas técnicas de cultivo e de manejos, atendendo as necessidades dos produtores, buscando eficiência e gerando renda às famílias”, salienta o engenheiro agrônomo, Ronald Gonçalves.
0 Comentários