![]() |
Foto: Polícia Federal |
Uma operação integrada pela Polícia Federal, ICMBio e Funai está em andamento e atua no combate ao garimpo ilegal nos rios Jutaí, Bóia e Igarapé Preto, em Jutaí/AM. Os trabalhos estão estão sendo realizados desde o dia 22 de julho.
A ação tem o objetivo de interromper atividades de mineração que causam graves danos ambientais e afetam comunidades tradicionais. Foram identificados impactos como assoreamento, contaminação por mercúrio e degradação dos leitos dos rios.
Conforme a PF, a operação inutilizou dragas, apreendeu mercúrio e redes de comunicação usadas na mineração clandestina, que afeta comunidades e fauna silvestre.
![]() |
Foto: Polícia Federal |
Até o momento, foram apreendidos e inutilizados 16 dragas, 5 rebocadores, 2 embarcações regionais, 6 voadeiras, 4 mil litros de combustível, frascos de mercúrio, motores, inversores, baterias e 2 redes Starlink. Segundo a PF, documentos recolhidos poderão subsidiar futuras investigações.
Durante a operação, o ICMBio resgatou e devolveu à natureza animais silvestres ameaçados de extinção, como tracajás, tartarugas centenárias e um iaçá, encontrados com garimpeiros.
A operação contou com apoio da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) e do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia), envolvendo os nove Estados da Amazônia Legal e oito países amazônicos.
0 Comentários