A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, localizada em Maués, no interior do Amazonas, foi novamente invadida e roubada na madrugada do último domingo, 27 de julho. Este é o terceiro assalto sofrido pela paróquia somente neste ano, gerando uma crescente sensação de insegurança e impunidade entre a comunidade.
De acordo com o Padre Ozéas Cativo, os criminosos arrombaram os cadeados do portão principal e a porta da igreja para ter acesso ao interior. Uma vez lá dentro, eles quebraram os cofres, mas, para a sorte da igreja, encontraram pouco dinheiro, pois as ofertas já haviam sido recolhidas.
Frustrados, os assaltantes se dirigiram à secretaria da paróquia, onde arrombaram portas e fechaduras em busca de dinheiro. Revoltaram gavetas e, não encontrando valores significativos, levaram o celular corporativo da paróquia.
"Lamentamos mais uma vez esse ocorrido. Ficamos com a sensação de insegurança, essa sensação de impunidade", desabafou Padre Ozéas. Ele ainda ressaltou o histórico recente de violência contra a igreja: "Só este ano já foi alvo de três assaltos. A primeira vez levaram os cobres do ar-condicionado, agora a segunda vez quebraram os cofres, como a terceira vez."
Apesar dos esforços da paróquia para reforçar a segurança, os criminosos agiram rapidamente. "Já estávamos providenciando segurança, já estávamos providenciando reforçar a segurança da nossa igreja, mas infelizmente os ladrões foram mais rápidos do que nós", explicou o padre.
A igreja estava em fase de contratação de uma empresa especializada para instalação de câmeras e alarmes, e os novos seguranças deveriam iniciar suas atividades nesta segunda-feira. No entanto, o ataque no domingo de madrugada impediu que as medidas de segurança fossem implementadas a tempo.
0 Comentários