Chuva e devoção marcam Círio de abertura da Festa do Carmo

 Milhares de romeiros seguiram o andor de Nossa Senhora do Carmo no tradicional Círio de abertura dos festejos à padroeira de Parintins, realizado na noite deste domingo (6). A romaria saiu da igreja de São José Operário e seguiu até a Catedral de Parintins, no centro histórico da cidade, sob a chuva que caiu na região.

Mais da metade do percurso de aproximadamente 1,5 km foi feito debaixo de chuva. O Círio continuou, e o mau tempo não dispersou os devotos de Nossa Senhora do Carmo.

No trajeto, ruas e casas enfeitadas aguardavam a passagem do andor da padroeira. Devoção mantida por fiéis como a autônoma Eden Marina Ferreira, que preserva a tradição de montar um pequeno altar em homenagem à santa no dia 6 de julho, durante a passagem da romaria pela rua Senador Álvaro Maia.

"Esperamos ansiosos por esse dia, quando ela passa pela rua e podemos exaltar nossa padroeira. Eu largo tudo para vê-la passar e agradecer pelas bênçãos", contou Eden.

 

 

Fé sob chuva

O Círio ainda percorria a rua Senador Álvaro Maia quando a chuva começou a cair. Muitos devotos se dispersaram para se proteger, mas a maioria seguiu firme na romaria pelas ruas da Ilha. Foi o caso da assistente social Peta Vieira, que fez todo o percurso acompanhada da família. "A chuva não impede a gente de continuar, pois temos fé que Jesus e Nossa Senhora do Carmo estão vendo e nos protegendo", disse.

Se aproximava das 19 horas quando o Círio chegou à Catedral de Parintins, que ficou lotada durante a celebração religiosa comandada pelo bispo emérito de Parintins, Dom Giuliano Frigeni.

 


 

A Festa de Nossa Senhora do Carmo é uma das maiores manifestações religiosas do Norte do país e atrai devotos de todo o Brasil. Os festejos são marcados por várias demonstrações de fé e devoção, especialmente por parte dos artistas de Parintins. As celebrações em homenagem à padroeira dos parintinenses seguirão até o dia 16 de julho. 

Postar um comentário

0 Comentários