![]() |
Foto: Nicélio Silva/Prevfogo/Ibama |
Barreirinha iniciou o plano de ação para o enfrentamento às queimadas e incêndios florestais em áreas protegidas durante o verão amazônico deste ano. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Prefeitura de Barreirinha, implantou a primeira Brigada Federal do Programa Prevfogo em território indígena do município.
A base da brigada está instalada na aldeia Simão, localizada na Terra Indígena Andirá-Marau, do povo Sateré-Mawé. O território indígena abrange uma área de aproximadamente 789 mil hectares e abriga cerca de 14 mil indígenas, segundo dados do Governo Federal. A presença da brigada federal representa um reforço essencial na proteção desse vasto território, que é não apenas um patrimônio ambiental, mas também cultural e social.
A brigada conta com 15 brigadistas federais treinados e equipados para atuar diretamente na prevenção e no combate a incêndios florestais. Com essa conquista, Barreirinha se torna o terceiro município do Amazonas a contar com uma brigada federal em terras indígenas.
![]() |
Foto: Decom Barreirinha |
Além do combate direto ao fogo, os brigadistas também terão papel fundamental na educação ambiental. A proposta é orientar moradores sobre o uso responsável do fogo em práticas tradicionais como o preparo de roçados, atividade comum durante o verão amazônico.
O secretário também agradeceu o empenho do superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, por compreender a realidade local e apoiar a implantação da brigada. “Também contamos com o suporte técnico do coordenador estadual do Prevfogo, Gleibson Rui Bom, e o comprometimento da gestão municipal. O prefeito Darlan Taveira e o vice-prefeito Márcio Rogério garantiram o suporte necessário com alimentação, combustível e transporte da equipe, o que foi fundamental para consolidar essa iniciativa”, completou.
Durante visita técnica à base da brigada, o coordenador do Prevfogo no Amazonas, Gleibson Rui Bom, reforçou a importância da presença federal em Barreirinha. “Estamos trazendo o programa e explicando para os representantes municipais como funciona a brigada, quais são as atividades dos brigadistas e de que forma o Ibama pode apoiar o município, inclusive com ações de educação ambiental. Muitos municípios pedem brigadas como essa, mas poucos são contemplados. É um orgulho começar esse trabalho aqui”, disse.
0 Comentários