![]() |
Foto: Prefeitura de Barreirinha |
Barreirinha vai celebrar na próxima segunda-feira, dia 9 de junho, o aniversário de 144 anos de emancipação. Mas as comemorações já estão em andamento e devem encerrar com uma grande festa no próximo domingo (8).
Para marcar a data, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult), em parceria com o Governo do Amazonas, organizou uma programação que inclui apresentações culturais, competições esportivas e shows musicais.
A programação iniciou na terça-feira (03), no ginásio poliesportivo Eduardo Braga, com competições esportivas que seguem até sábado (07). Entre as modalidades estão: futsal, handebol, vôlei, queimada, basquete, futevôlei, tênis de mesa e dominó.
No dia 8 de junho, o público poderá acompanhar as finais das modalidades esportivas, além de feiras da produção rural e artesanato. Shows no palco alternativo na orla da cidade também devem agitar o município na véspera do aniversário.
Na noite de domingo, o palco principal da festa será o Touródromo, onde a população poderá prestigiar a escolha da Miss Barreirinha 2025, e shows musicais de bandas e artistas como "Os Meninos do Xote", George Japa e a atração nacional, Heitor Costa.
“Estamos muito felizes pelo momento em que Barreirinha vive, com grandes avanços em todos os setores. Por isso, estamos preparando um grande evento de aniversário do município que vai gerar renda e muito entretenimento para a nossa população”, disse o prefeito Darlan Taveira.
História ilustre e centenária
Lembrada carinhosamente na região como "Princesinha do Ramos", a cidade está localizada no extremo leste amazonense e é banhada pelo Paraná do do Ramos e rio Andirá, afluentes do rio Amazonas.
De acordo com pesquisadores, a história do município vai além dos 144 anos de emancipação e tem origem no século XVII, durante o andamento de missões jesuíticas na região, a principal delas foi liderada pelo padre João Felipe Bettenford, que inicialmente batizou a cidade como Santa Cruz dos Andirazes.
Durante o processo de desenvolvimento, a cidade passou por diversas transformações administrativa até ser elevado a categoria de município em 1881, após o desmembramento do município de Parintins.
A Terra das Arirambas, como também é lembrada pela predominância da ave na região, se notabiliza pela importância histórica e cultural no Estado. É a terra-natal do renomado poeta Thiago de Mello, autor do "Estatuto do Homem", uma das maiores obras da Literatura Brasileira e artista com destaque internacional pelo trabalho em defesa dos direitos humanos e da Amazônia.
O município ainda é palco da tradicional disputa entre Touro Branco e Touro Preto, bumbás que protagonizam o Festival Folclórico de Barreirinha, realizado no mês de agosto.
0 Comentários