Dos oito deputados federais do Amazonas, cinco votaram pela redução de pena para os condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolson aro que pode ter a pena reduzida de 27 anos de prisão para apenas dois. Dois parlamentares estavam ausentes e um se absteve.
A Câmara aprovou o chamado PL da Dosimetria na madrugada desta quarta-feira (10). Foram 291 votos a favor e 148 contra. O resultado foi proclamado às 2h27.
Confira os votos dos deputados do Amazonas:
Adail Filho (Republicanos) – Sim
Amom Mandel (Cidadania) – Sim
Átila Lins (PSD) – Ausente
Capitão Alberto Neto (PL) – Sim
Fausto Júnior (União) – Sim
Pauderney Avelino (União) – Sim
Sidney Leite (PSD) – Se absteve
Silas Câmara (Republicanos) – Ausente
O texto concede anistia aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor a lei.
O prazo extenso compreende desde os acampamentos golpistas erguidos a partir da derrota eleitoral de Bolsonaro e a insurreição que culminou nos ataques aos prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
Isto é, a anistia beneficia toda a cúpula que virou ré no STF no julgamento da trama golpista, incluindo generais e ex-ministros do governo Bolsonaro, e os bolsonaristas que acamparam em frente ao QG do Exército e participaram dos ataques na Praça dos Três Poderes.

0 Comentários