Produtores do Mocambo e Caburi têm áreas mapeadas para receber mecanização agrícola

Foto: Divulgação

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Produção Rural visitou 53 propriedades nas comunidades do Mocambo do Arari e Caburi para identificar as áreas que receberão serviços do programa de mecanização agrícola. O levantamento de campo envolveu análises de solo, identificação de áreas degradadas e orientação aos produtores sobre manejo de culturas.

As visitas ocorreram entre o fim de julho e início de agosto, com participação de engenheiro agrônomo, zootecnistas, técnico em agropecuária e tecnólogo em agroecologia. Em campo, os profissionais coletaram amostras de solo para análise laboratorial, com foco na fertilidade e nutrição das lavouras.

O diagnóstico revelou a necessidade de atendimento em 494 hectares utilizados na agricultura e pecuária. As áreas incluem pastagens degradadas e cultivos de mandioca, guaraná, açaí, banana, cupuaçu e outras frutas. Também foram realizados atendimentos técnicos nas comunidades São Tomé, Santo Antônio e São João, com orientações sobre manejo sustentável.

Com base nas informações reunidas, a Secretaria Municipal de Produção Rural organiza agora o plano de ação para envio das patrulhas agrícolas às localidades. A proposta é estabelecer equipes fixas por calha de rio, garantindo atendimento contínuo e mais eficiente aos produtores.

A ação é parte da estratégia para fortalecer a produção rural nas comunidades ribeirinhas e ampliar o acesso à mecanização agrícola em Parintins.


Postar um comentário

0 Comentários